Weby shortcut

Apresentação

Atualizado em 11/03/15 16:26.

O Grupo de Sistemas Dinâmicos da UFG, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq, desde 2000, dedica-se ao estudo da dinâmica de campos vetoriais e equações diferencias da geometria diferencial.

O foco principal é o desenvolvimento da Teoria Qualitativa e Geométrica das Equações Diferenciais, sendo que os objetos de estudo principais são campos vetoriais definidos suaves ou definidos em zonas, equações diferenciais implícitas e sistemas fuzzy.

Nas equações diferenciais da geometria são tratadas as curvas especiais em superfícies (linhas de curvatura principal, linhas assintoticas, curvas de Darboux, linhas medias) e outras questões que relacionam dinâmica e geometria.

No caso de campos vetoriais suaves ou definidos em zonas, trabalhamos no estudo da dinâmica global e local e ainda seguindo o programa de Thom-Smale, i.e., estuda-se primeiramente aquela subclasse constituída pelos campos vetoriais estruturalmente estáveis e posteriormente a estabilidade de famílias à k-parâmetros, com k=1,2,... Estudamos a existência de ciclos limite e a persistência de órbitas homoclínicas.

Em sistemas dinâmicos fuzzy busca-se resultados que possam caracterizar a dinâmica no contexto fuzzy, utilizando-se da teoria de inclusões diferenciais fuzzy ou extensão de Zadeh.

Além da produção bibliográfica, busca-se continuamente a formação de recursos humanos qualificados, visto o grupo orienta estudantes nas modalidades: iniciação científica, mestrado e doutorado em matemática

Listar Todas Voltar